Sunday, May 22, 2011

Shea World

Shea World ( *World Series X AF Gornia  por Negorni) 

A Shea World ‘e uma  égua muito especial para mim. Conheci seu pai ha’ muitos anos atrás na Ventura Farms, logo apos ele ter sido coroado campeão júnior de Scottsdale. Ele era excelente, um filho do campeão nacional Strike ( mas na minha opinião ele e’ melhor que o pai ) numa filha de Bask. Logo em seguida ele foi comprado pelo criador brasileiro Orestes Prata que o comprou para substituir o então falecido LH Garcia.  Depois que o Orestes vendeu o seu plantel,  o World Series foi pra o Haras dos Faveiros e lá ele produziu vários animais espetaculares dentre eles o campeão nacional Power World JQ e a Shea World.  Ele ( World Series )  foi ainda reservado campeão futurity americano e reservado campeão nacional brasileiro.  Sempre quis ter uma filha dele.
Costumo dizer que a Shea World e’ minha égua que tem mais quilometragem.  Ela nasceu no Mato Grosso do Sul, foi comprada e mandada para Recife e lá eu a comprei do Fernando Pinto. De lá ela foi para Goiás para cobrir com o Shahllenger  e de lá finalmente veio para o haras, entre os estados do Rio e de São Paulo.
World Series ( Strike X  Lovesong by Bask) 
Em termos de pedigree ela e’ espetacular. Filha do World Series que reúne o que ha’ de melhor em linhagem polonesa através de Bask, Aladdin , Comet e Gwara. Mas e’ na linha baixa que esta’ a diferença. Sua mãe AF Gornia e’ uma interessante mistura de sangue russo ( Negorni ) e egípcio ( através da égua importada do Egito RH Rasha, filha de Kayed  ). Além de nomes de peso como Nabeg, Kilimanjaro, Aswan, e Nomenklatura mais de uma vez no pedigree, o tipo árabe e’  perpetuado no pedigree da Shea através de Nazeer que aparece nada menos que 5 vezes. Portanto ela e’ o resultado bem sucedido dessas três linhagens ( egípcia , russa e polonesa ) e apresenta o que delas ha’ de melhor.
Sua primeira filha com Shahllenger no haras , Sharahzahd FB e’ reserva do haras e e’ excelente. A Shea encontra-se prenhe do Mauser. Ela e’ o tipo da égua que pode ir bem com vários tipos de linhagens diferentes. E’ um privilegio ter uma filha de World Series o que hoje e’ uma raridade, sobretudo uma dessa qualidade. 

Sunday, May 15, 2011

Chinon e a sua primeira herdeira

Chinon au Loire NY e sua filha do Mauser 

A Chinon au Loire NY foi , junto com a Lolita NY , a primeira égua que eu comprei na retomada do haras em 2004.
Apesar de nascida no haras Namahe, ela é inteiramente de criação do Haras Capim Fino, sendo filha do campeão nacional Cajun Prince HCF em uma das éguas mais refinadas que conheci, a  holandesa filha do campeão mundial Amal, Rezella ( hoje de propriedade de Shirley Watts ). 
Mas além disso a Chinon é mais conhecida por ser a matriz principal dos meus queridos Patricia e Armandinho do Haras Nosso Cantinho, que criaram sua filha, a Nokis Ariseyn HNC que foi top ten nacional potra e que era muito boa. 
A Chinon herdou o tipo da mãe e a qualidade e atitude do pai . Desde que a compramos ela tinha dado apenas machos para o haras. Mas na semana passada ela finalmente nos presenteou com uma lindissima fêmea, filha do reservado campeão nacional  Mauser ( um belo filho de Hylan na fabulosa HE Jiajna criado pelo Haras Jeribá ). Estamos muito contentes com a potranquinha e ansiosos para ver como ela vai crescer.
Só falta os avós Patricia e Armandinho passarem lá para dar a benção oficial !!

Wednesday, May 11, 2011

Galgamehlla FB


Galgamehlla FB


A Galgamehlla FB é uma das nossas novas potrancas e eu levo muita fé nela.
O pedigree dela é uma constelação de animais espetaculares, sendo que a linha baixa dela traça diretamente para duas importantíssimas aristocratas, CA Sabrina ( mãe de Lumiar Amadeus e Lumiar Balzac ) no Brasil, e Sanacht ( fundadora dos "Amurath"entre eles Amurath Bandeira, Amurath Baikal, Amurath Bandolero, Amurath Basksheba , Amurath Bali e Amurath Beguille) a nível mundial.
Seu pai Emyhr é filho do agora campeão nacional Americano e brasileiro EL Nabila B que traça a Menes e Muscat através de Kubinec. A mãe de Emyhr é uma filha do primeiro campeão da Triple Crown ( Nacionais americana e canadense + Scottsdale) AAF Kaset que por sua vez é filho de Aladdin,  na matriz Dhayna NA que é filha do imortal El Shaklan.
Mas nós sabemos que na maioria das vezes o pedigree sozinho não é suficiente e por mais que grandes nomes estejam presentes, por algum motivo os resultados decepcionam. Não foi o caso com essa potra. Ela herdou o melhor dos dois lados, aliando tipo, tamanho, movimentação, conformação correta e atitude espetacular.

Sunday, May 1, 2011

Haras Crescente


Tia Maria Luiza e *ZT Halil Shah 


Uma das minhas grandes amigas e Tia postiça chamada Maria Luiza Marchesi tinha um haras chamado Crescente, no final da década de oitenta.
Ela tinha um programa de anglo árabes de muito sucesso e uma criação pequena porem criteriosa de puro sangues.
Foi ela a primeira pessoa a cobrir com o Delmar quando ele ainda era potro. Ela tinha um olho muito bom. Foi com ela que viajei para comprar um garanhão para nosso Haras e juntos escolhemos o *Edge.  Nessa mesma viagem conhecemos animais muito famosos como a Kajora, o Pesniar, o El Paso, o Menes, o Ivanhoe Tsultan e sua filha Rohara Tsultress.
A Tia Maria Luiza tinha algumas éguas de sangue argentino e uruguaio que produziam muito bem, a melhor delas sendo uma filha do Semit chamada Yazurun, que acabou sendo nossa. A filha mais premiada do *Edge ( a Escultraa FB ) era filha dela.  Havia também uma filha do Cobrah ( Jafaara FA ) e uma neta do Ferseyn chamada *Yatania .
Ela importou um garanhão puro egípcio filho do Ansata Shah Zaman criado pelo Zichy Thyssen chamado *ZT Halil Shah que tinha uma cabeça muito bonita. Cruzado com essas éguas ele produziu três belas filhas, uma das quais Yakim ( se não me engano ) eu apresentei em Resende e ela se sagrou grande campeã.
A Tia Maria Luiza não cria mais, mas sem duvida ela influenciou muito a minha criação com seu conhecimento e e’ parte da nossa família ate’ hoje.