Sunday, January 30, 2011

A escolha do garanhão : *Edge vem para o Brasil

Na foto acima : *Edge ( Negatraz X Edjora )

Com um plantel já mais definido ( *Tiaraaa, *Ceska, Bint Lyhard HCF, *Abu Kalita, *Har Koniak, Bint Binni NA, Haryia NA, Fannya NA, Shetana NA, Hebe do Top e AF Lenda), nos pareceu claro que o próximo passo seria buscar um garanhão para o Haras. Essa era uma tendência da época e muitos criadores estavam importando muitos animais dos EUA com esta finalidade. Assim sendo fui mais uma vez aos EUA ( em finais de 1988) com mais uma amiga da minha família e também criadora de árabes, Maria Luisa Marchesi ( Tia Maria Luiza, eu era moleque e todo mundo acabava virando Tio e Tia). Ela era dona do haras Crescente, tinha um filho do Ansata Shah Zaman chamado ZT Halil Shah ( criado pelo Zichy Thissen) e foi a primeira criadora a mandar éguas para cobrir com o Delmar, ela tinha um olho muito bom.
Nossa viagem tinha 3 escalas: Florida, Texas e Winsconsin.  Na  Florida o objetivo principal  era visitar a Rohara Arabians, lar do famoso Ivanhoe Tsultan e de sua bela filha, a campeã americana, Rohara Tsultress. Já havíamos expressado interesse em um garanhão deles chamado Tsultans Tsunrise ( que havia ganhado muitas exposições inclusive campeão nacional canadense e reservado futurity americano), mas no final nem chegamos a vê-lo. Mas desta vez fomos ver um cavalo chamado Rohara Samurai, filho do espanhol GG Samir. Nessa viagem fomos ainda a Town and Country farms onde tive o privilégio de conhecer o El Paso e o Pesniar. Ainda na Florida fomos visitar o importante criatório da Plumm Grove Farms, cuja matriarca Sanacht é uma das principais aristocratas americanas de todos os tempos. A segunda parada foi o Texas. O objetivo principal era conhecer um cavalo chamado Limazorro, mas ao chegarmos lá descobrimos que ele estava em outro lugar. Fomos em algumas fazendas pequenas e depois acabamos na Watherford Farms, que tinha 3 garanhões, Piechur ( filho do Banat que foi para a Inglaterra ), Al Banat ( outro filho do Banat que era quem queríamos ver mas também  não estava lá!!!!) e Wawel ( filho do Eukaliptus ), que acabou vindo para o Brasil. Sem termos visto nada que queríamos ver no Texas seguimos para Chicago e de lá pegamos um carro até a Aries Arabians em Winsconsin.  A Aries arabian era a fazenda do momento nessa época pois havia importado o garanhão Menes da Rússia e todas as melhores éguas dos EUA estavam lá para serem cobertas por ele, dentre elas Amber Silk, Barodd, Spinning Song, Alagonkina,Amurath Isis, Kajora, Garnet etc… Eles eram donos da bela Kajora ( Campeã americana e mãe do Gazal aL Shaquab) e de sua mãe Edjora. O garanhão junior deles, era um filho da Edjora com o Negatraz ( pai de Monogramm)  chamado *Edge. Ele estava sendo oferecido por conta da chegada do Menes e portanto todas as atenções estarem voltadas para ele. Ficamos muito impressionados com o refinamento que ele tinha para um cavalo puro sangue polonês. Ele tinha uma frente primorosa e uns olhos magníficos. O Edge havia ganhado exposições em halter nos EUA e vimos algumas filhas dele que gostamos bastante. Sendo assim o *Edge acabou sendo escolhido e veio para o Haras Resgate. Uma vez no Brasil ele foi reservado campeão cavalo no Rio Arabian Show e um ano depois sagrou-se campeão nacional  English pleasure, num feito histórico onde ele venceu o previamente tri-campeão de English, o belísimo Belmont. Em breve escreverei sobre a produção do *Edge.

Brief : This article is about my second trip to the US, this time to find a stallion for the broodmare band ( now numbering 11). We made stops in Florida ( Rohara Arabians, Town and Country farms and Plum Grove Farms), Texas ( Watherford Farms ) and Winsconsin ( Aries arabians). We ended up buying the stallion from Aries arabian, their junior stallion Edge ( Negatraz X Edjora) half brother to national champion Kajora ( mother of Gazal al Shaquab). He won in halter in the US and in Brazil and was crowned brazilian national champion english pleasure. For full translation please mail me or write me a comment.

Tuesday, January 25, 2011

A viagem para a Polonia

Na foto acima : Eukaliptus

Me lembro que viajei para a Polônia com meu pai no mês de janeiro, no final dos anos 80. Nesse mesmo ano fui junto com ele para Scottsdale. Meu pai tinha uma viagem de trabalho programada para esta época e eu estava de ferias do colégio por isso consegui ir com ele. Todas as viagens com meu pai eram uma correria e essa não foi fugiu `a regra. Tivemos 3 dias para visitar  a Polônia, o primeiro em Varsóvia e nos outros dois íamos visitar os 4 haras da Polônia , Janow Podlaski, Michalow, Bialka e o Kuroswenki( este ultimo não existe mais, mas eu gostei muito dos cavalos deles, uma pena que fecharam). Uma pessoa da Animex nos recebeu em Varsóvia e nos levou de carro para os haras. Tive a sorte de ver animais espetaculares nessa viagem: em Janow conheci as históricas matrizes Europa, Etruria e Algeria, em Michalow no dia que fomos estava nevando muito mas mesmo assim consegui ver a Kawalkada ( que depois foi para os EUA e se tornou campeã americana) trotando fora da baia e a Emingrantka e sua mãe dentro da baia. Em Kuroswenki ( não sei se estou escrevendo certo...) havia uma égua excepcional chamada Euforia filha do Bandos e outra filha do Banat chamada Czata ( que depois foi comprada pelos Maxwell da Lodge farms) e para minha sorte o Eukaliptus estava passando uma temporada lá, deste modo consegui ver ele. Em Bialka nada me prendeu muito a atenção, salvo umas filhas do Banat, especialmente uma chamada Wiorsta.
Ainda sobre Janow, vimos alguns garanhões interessantes e outros bem conhecidos, entre eles Palas, Algomej, Europejckzik, Alegro, Argo, Pers e Pamir. O Palas e o Algomej estavam `a venda apesar da idade deles, o primeiro acabou indo para o Brasil e o segundo para os EUA.
Não preciso nem dizer que foi uma viagem inesquecível e que sonho em um dia poder voltar a Polônia e ver os descendentes destes animais, apesar de me dar conta que tudo vai estar muito diferente por lá, não só politicamente mas sobretudo  na criação, ja' que agora existem os criadores privados por la' e tantas linhagens diferentes .

Saturday, January 22, 2011

A primeira viagem : Fazendas na Califórnia( parte 2 – Savannah Farms )

Na foto o campeao Nacional Americano Fame VF




A segunda parada da minha viagem foi a Savannah Farms. Era la que o famoso Fame VF ( filho de Bey Shah) que havia se tornado, um ano antes, campeão nacional americano, estava sediado.  O objetivo da visita era conhecer o Fame VF, seus filhos e também algumas filhas do Bey Shah que estavam `a venda, especificamente uma filha do Bey Shah negra chamada NV Bey Luciana.  Lembro-me que assim que eu cheguei o dono do lugar, Dick Adams, ficou surpreso com a minha pouca idade e acabou me convidando para ficar na casa da família dele.  Na Savannah farms haviam  vários animais interessantes. A começar pelos outros garanhoes ,  curioso que ambos acabaram sendo importados para o Brasil mais tarde. O primeiro Fflyte, um carismático filho de Port Bask, foi importado por Omar Guazzeli e o segundo Litigator, filho de Excelsjor numa filha de Fadjur foi importado pelo haras Meia Lua. Havia uma filha dele na Savannah com a cabeça mais linda que eu ja vi,o nome dela era VA Scoundrel  e sempre foi da minha opinião que a Lenita comprou o Litigator com a esperança de tirar um animal tao belo quanto ela.  Fora eles haviam também a Vanity Fair HA filha do Fame VF que veio para o Brasil e a MFA Lilac  Time que foi campeã futurity canadense e reservada americana. A Little Liza Fame, mae do Marwan al Shaquab também foi para la no começo de sua carreira de halter mas eu nao cheguei a ve-la, infelizmente. 

Depois de la’ fui de carro ao vale de Santa Inez e  vi umas tantas fazendas, dentre as quais o Gainey arabians ( onde tive o privilegio de ver a bela Gai Dream e sua filha acabada de sair do pasto, Gaishea). Fui também na Royal Oaks arabians que na época tinha animais puro espanhóis, o garanhao  na época chamava-se Al Cobre. E para concluir visitei meus amigos da Sitting Rock Spanish Arabians ( os mesmos que eram donos dos animais em Sevilha) para conhecer o garanhao deles na california, um filho do Garbo chamado Padre.
E essa foi a minha primeira viagem aos EUA para visitar cavalos.
Em breve vou contar sobre a minha ida com meu pai para a Polonia.

Tuesday, January 18, 2011

Fotos do AF Tenente e AF Desperado

Aqui seguem as fotos do AF Desperado e AF Tenente, gentilmente cedidas pelo amigo Alexandre Barcellos que desencavou o catálogo do leilão onde o Tio Vavau Aranha tinha a missão de comprar as duas filhas do Bahjat mas achou melhor comprar os dois filhos "AF" do Serenity Mashallah. Valeu Alexandre !!!                                                                                

Monday, January 17, 2011

A minha primeira viagem sozinho : Fazendas na Califórnia ( parte 1 – Ventura Farms )

Filhas de Bask na Ventura Farms


Os anos de 1987 e 1988  foram bem agitados. As éguas da Santa Gertrudes pariram os primeiros filhos, comecei a frequentar as exposições  no Rio e em São Paulo  e nas minhas ferias escolares eu fiz minha primeira viagem para os EUA com a finalidade de visitar fazendas.  O destino foi a Califórnia, o estado com o maior numero de fazendas de cavalos  árabes daquele pais. Para a minha sorte a primeira parada foi a Ventura Farms , que era meu maior sonho de conhecer ( eu voltaria lá’ mais 2 vezes antes de finalmente comprar algum animal deles ).  Visitar a Ventura Farms nessa época, para quem gosta de cavalos, era como visitar o Louvre para quem gosta de arte. O proprietário do haras, David Murdoch, havia ja’  alguns anos,  comprado todo o plantel de fêmeas da Lasma arabians. Portanto todas as melhores filhas do Bask ( incluindo duas irmãs inteiras do Gdansk e Cognac, Granaada e Garnet, e mãe do Strike, Gwyndalin)  , filhas de Negatiw  ( a mais famosa delas sendo a Fantazja ) e um grupo único de filhas do Comet, estavam lá’. Além disso haviam um monte de éguas que haviam sido campeãs nacionais americanas e canadenses, dentre as quais Heritage Desiree, Penincylina e a minha favorita de todos os tempos, Elkana. Como se não bastasse, em 1982,  a Ventura farms havia comprado o Bandos, quando ele já’ tinha uma idade avançada ( 18 ou 19 anos se não me engano) por mais de USD 800 mil e estava cobrindo essas éguas todas com ele. Por isso quando eu fui la' consegui ver muitas filhas dele ( e acabei comprando duas delas anos mais tarde). Fora isso haviam os garanhões,  dois filhos do Bask, o Wizjon e o Gwidyon ( esse ultimo veio para o Brasil, assim como seu filho Republyk), além do  filho do El Paso, Magic VF e  o importado Ortallion ( filho do Wist o qual veio para o Brasil ) e o excelente World Series que também veio para o  Brasil, depois de sagrar-se campeão júnior em Scottsdale e Reservado campeão futurity americano. Aqui ele  produziu dentre outros o campeão nacional brasileiro Power World JQ e uma das minhas éguas atuais, a bela Shea World. 

This is an article about my first trip to the USA to see horses. I was lucky to go to the amazing Ventura farms, home of the most amazing daughters of Bask, Comet, Negatiw and Bandos as well as some other wonderful horses, including several national champion mares like Penincylina, Heritage Desiree and my all time favorite, Elkana . I went there two more times after that time. 

Friday, January 14, 2011

Argos FB

Argos FB ( *Hal Gibby X *Tiaraaa)

Esse na foto é o Argos FB, que nasceu no mesmo ano que o Random FB e o Zulus FB. Na verdade era ele que devia se chamar Zulus FB e não o filho da Ceska, mas houve uma confusão com as resenhas e os nomes foram trocados. Eu gostava muito dele, ele tinha muitas qualidades e fora a pelagem escura que ele herdou do pai, que também era um extra. Ele foi apresentado uma vez em Resende e ganhou reservado campeão junior. Depois de vendido ele fez uma carreira muito boa em enduro também. A mãe dele *Tiaraaa ( que já apareceu no blog ) era uma das minhas melhores matrizes.

The colt in the picture is Argos FB ( *Hal Gibby X *Tiaraaa ), he was reserve junior champion in halter before he was sold, and then he became a winning endurance horse. He was supposd to be named Zuluz, but for a mistake the other colt got that name and he became Argos FB instead. 

Thursday, January 13, 2011

Mais um dessa época - Zulus FB

 
Consegui resgatar mais uma foto de um potro dessa época, mas um daquela sequencia de machos que nâo tinha fim, só duas fêmeas para 8 machos. O nome dele era Zulus FB , filho do Moniet el Nafis X Ceska por Bask Classix. O pai dele havia sido arrendado da Imperial pelo Haras Al Hoçan por um ano. Por alguns anos o Zulu foi meu cavalo de sela.

This is a picture of another colt that was born on the late 80´s , Zulus FB, by Moniet el Nafis and out of Ceska. He became my riding horse for awhile. He was very nice, an interesting mix of bloodlines,

Zulus FB




Random FB


Random FB ( *El Shaklan X Bint Binni NA)


O potro nesta foto chama-se Random FB. Era filho de El Shaklan e Bint Binni NA, resultado de uma daquelas coberturas dos garanhões da Santa Gertudes que meu pai havia comprado lá no final dos anos 80. Ele puxou bem o tipo dos descendentes do El Shaklan, ficou bem alto e trotava muito. Chegou a premiar em algumas exposições antes que nós o vendessemos com 2 anos de idade.                                        

The colt in this picture was called Random FB. He was by *El Shaklan and out of Bint Binni NA, whom we bought from fazenda Santa Gertrudes. He looked a lot like most of the Shaklan ofspring. He was very tall and could move very well. We sold him at 2 years of age.

Thursday, January 6, 2011

Artigo da Arabian Horse World- Dezembro 1990 ( parte 2 )



Na foto acima : *Edge ( Negatraz X Edjora)
Essa era uma das duas páginas que saíram na Arabian Horse World. A foto é do *Edge, garanhão que importamos dos EUA filho de Negatraz ( portanto irmão paterno de Monogramm) e de Edjora ( que também é mãe da Kajora, campeã nacional americana,  que por sua vez é mãe do Gazal al Shaqab). Mais sobre o *Edge em breve.

This is one of the two paged article that we had on the december 1990 issue of the Arabian Horse World. The horse on the picture is *Edge ( Negatraz X Edjora ) a stallion we imported from the US. More about him later.


Um sonho realizado - Um artigo na Arabian Horse World - Há 20 anos

Capa da Arabian Horse World  de dezembro de 1990
Desde que meu pai me deu a primeira "Arabian Horse" para ler, eu nunca mais consegui deixar de ler essa revista. Posso dizer que o principal motivo de eu ter aprendido inglês foi por causa desta revista. Eu ficava hipnotizado pelas fotografias dos cavalos e lia os pedigrees todos. Desde então eu nunca mais me separei das minhas revistas e através dos anos posso me lembrar que tanto nos bons como nos maus momentos eu sempre tinha uma "Arabian Horse" por perto. Esse artigo saiu em dezembro de 1990. Dezembro era o mês que cobria as fazendas ao redor do mundo. Nesta edição saíram artigos do Haras Meia Lua, Haras Vanguarda e Haras Fortaleza, além do nosso do Haras Resgate. Eu tentei scanear o artigo mas nâo sei se vai dar para ver alguma coisa. Considero ter tido muita sorte de poder ter um artigo nesta revista que tanto gosto. Espero poder repetir essa experiência um dia.