Na foto acima : Eukaliptus |
Me lembro que viajei para a Polônia com meu pai no mês de janeiro, no final dos anos 80. Nesse mesmo ano fui junto com ele para Scottsdale. Meu pai tinha uma viagem de trabalho programada para esta época e eu estava de ferias do colégio por isso consegui ir com ele. Todas as viagens com meu pai eram uma correria e essa não foi fugiu `a regra. Tivemos 3 dias para visitar a Polônia, o primeiro em Varsóvia e nos outros dois íamos visitar os 4 haras da Polônia , Janow Podlaski, Michalow, Bialka e o Kuroswenki( este ultimo não existe mais, mas eu gostei muito dos cavalos deles, uma pena que fecharam). Uma pessoa da Animex nos recebeu em Varsóvia e nos levou de carro para os haras. Tive a sorte de ver animais espetaculares nessa viagem: em Janow conheci as históricas matrizes Europa, Etruria e Algeria, em Michalow no dia que fomos estava nevando muito mas mesmo assim consegui ver a Kawalkada ( que depois foi para os EUA e se tornou campeã americana) trotando fora da baia e a Emingrantka e sua mãe dentro da baia. Em Kuroswenki ( não sei se estou escrevendo certo...) havia uma égua excepcional chamada Euforia filha do Bandos e outra filha do Banat chamada Czata ( que depois foi comprada pelos Maxwell da Lodge farms) e para minha sorte o Eukaliptus estava passando uma temporada lá, deste modo consegui ver ele. Em Bialka nada me prendeu muito a atenção, salvo umas filhas do Banat, especialmente uma chamada Wiorsta.
Ainda sobre Janow, vimos alguns garanhões interessantes e outros bem conhecidos, entre eles Palas, Algomej, Europejckzik, Alegro, Argo, Pers e Pamir. O Palas e o Algomej estavam `a venda apesar da idade deles, o primeiro acabou indo para o Brasil e o segundo para os EUA.
Não preciso nem dizer que foi uma viagem inesquecível e que sonho em um dia poder voltar a Polônia e ver os descendentes destes animais, apesar de me dar conta que tudo vai estar muito diferente por lá, não só politicamente mas sobretudo na criação, ja' que agora existem os criadores privados por la' e tantas linhagens diferentes .
No comments:
Post a Comment