Na foto acima : Bandos |
Sempre foi meu sonho ter uma filha do Bandos. Para quem tinha animais essencialmente poloneses, ter uma filha do Bandos ou do Bask, era como hoje em dia ter uma filha do Marwan ou do Padrons Psyche ou como ha’ alguns anos atrás ou ainda hoje seria ter uma filha do Bey Shah, Aladdin ou Ali Jamaal.
O Bandos foi vendido, depois de velho, pelos poloneses por uma soma estratosférica para a Ventura Farms. La’ ele teve a chance de cobrir éguas que ele já havia coberto na Polônia, bem como muitas outras éguas excelentes que estavam nos EUA.
Como já disse tive a sorte de ir a Ventura Farms algumas vezes. E nas duas primeiras vezes tive a chance de ver todas as filhas do Bandos que estavam la’ , uma infinidade delas. O Bandos não era um cavalo fácil de cobrir, a exemplo de seu pai Negatiw, que gerou coisas muito boas, mas que também era conhecido por ser dominante em algumas características indesejáveis tais como orelhas grandes e abertas e lombo comprido. Mas quando ele acertava, o resultado podia ser maravilhoso. Para ser sincero fiquei um pouco desapontado que o lote de filhas do Bandos em geral ( acho que muitos descendentes dessa linhagem são tardios, de fato são ) , mas algumas filhas desde cedo se destacavam. Para minha surpresa e sem eu saber, as minhas duas favoritas eram filhas da mesma mãe, Zadymka, uma filha belíssima de El Paso. Elas se chamavam Zaspa e Zaleta. A primeira não estava a venda e a segunda estava a um preço muito acima do que eu podia pagar. Muitos criadores brasileiros importantes da época compraram animais da Ventura, com destaque para três em particular : Os Salibas, o Orestes Prata e o Benedito Mutran. O Orestes acabou comprando a Zaleta da Ventura Farms. E por sorte do destino, eu consegui comprar ela no leilão de liquidação do haras dele. Infelizmente, como foi o caso de algumas outras éguas que nos tivemos lá em casa , o destino não quis que eu tirasse nenhuma fêmea dela. Ela me pariu três machos antes de eu exporta-la para a Argentina. Ela estava arrendada para o TGS na época, e pariu um macho la’ também, antes de viajar. Seguiu prenhe do Shahllenger e la’ finalmente deu uma femea, alias duas seguidas. Vai ver que ela preferiu os pampas...