Thursday, March 3, 2011

Viagem a costa leste dos EUA - parte 2

Na foto : Bint Ambara ( Comet x Ambara )


Ainda sobre a viagem `a Costa Leste dos EUA, além da Dunronmin arabians, visitei outras duas fazendas nesta  ocasião : a criação do Paolo Gucci, ou melhor dizendo, a coleção do Gucci e o haras ValDelor.  Minha intenção na primeira era ver a impressionante coleção de éguas que o Gucci tinha comprado, dentre elas as belas irmãs Amber Satin ( campeã nacional americana ) e Amber Silk ( mãe do Bronzz ), Shateyna ( campeã nacional americana ), Kajora ( idem ), sem falar nas éguas importadas da Polônia  Pikieta e a maravilhosa Pilarka. Realmente foi uma experiência inesquecível ver tantas éguas notáveis juntas num só lugar ( que por coincidência era a antiga sede da Dunronmin arabians ). Como tantas outras historias iguais, a do Gucci não acabou bem. Ele seguiu comprando animais indiscriminadamente e sem parar ate’  que um dia ( no caso dele , em nome de um divorcio ), ele decidiu parar de alimentar os seus cavalos. Sendo assim, todos aqueles que não eram superstars tiveram um fim trágico e injusto, muitos morrendo literalmente de fome.  Mas voltando ao assunto, acabou que eu comprei uma filha do Aladdin no Gucci, chamada Aleah ( sua mãe era  KJ Metska por Karadjorge, irmã inteira de KJ Jorgee Boy pai da campeã nacional canadense Sonoma Lady, mãe do Dakar el Jamaal).  Ela veio com uma potra ao pe’ filha do Algonkian e ainda pariu uma fêmea do Edge muito boa chamada Epiphany FB antes de morrer por complicações com o parto seguinte.  
A ida a ValDelor arabians tinha um fim mais especifico. Assim como eu tinha a finalidade de comprar a Pepper Rose na Dunronmin, meu objetivo era comprar uma filha da legendaria Bint Ambara na ValDelor. A família “A” na Polonia, da qual a Bint Ambara era representante,  na minha opinião, e’ uma das mais importantes junto a família “P” ( dos quais Pilarka, Ibn Bandos e Peninicilyna fazem parte ), as famílias “G” e “E” que acabam traçando `a mesma égua ( Saga ) cujos representantes são Gdansk, Cognac, Gwyndalin, Gwydion, Gwalior,  Elkana, Elkin, Emigrantka, Emanacja, Emandoria,   Eldorada e tantos outros notáveis.  Alguns descendentes diretos da Bint Ambara e sua mãe Ambara são: Ambra, Ariston, Aladdin I, JT Amazon e por consequência Don el Chall  , Arija, Ambition, Bask Classix, Amber Light, CFH Perfect Light e muitos outros.  Acabei conseguindo comprar uma filha dela com o Aladdin, chamada Arianna. Ela tinha uma frente muito bonita e olhos sensacionais. Produziu um macho e uma fêmea com o Edge, ambos de muita qualidade. Sei que ela foi parar no haras TGS e essa foi a ultima noticia que eu tive dela. Sei que uma irmã inteira dela veio ao Brasil, Magic Amber, importada pelo Benedito Mutran Filho. 

This article is about my trip to the US East Coast, where I visited, not only Dunronmin arabians but also, the Gucci herd and Valdelor Arabians.  

3 comments:

  1. *Arianna morreu em 2002 ou 2003, mas deixou uma bela filha de *Shahllenger (Starianna TGS) no Haras TGS. Starianna está arrendada p/ Leonardo Migliorini do Haras Mig.

    ReplyDelete
  2. Mario:
    tivemos a alegria de ter uma bisneta da Bint Ambara , chamada *First Musica (Muscat x First Light by Dar), foi importada pelo Celso Senise, vendida ao Paquito , compramos no leilao da Nacional em 1998 , vendemos ao Pedro Amaral (Haras El Madan) , que acho que na Nacional de 2009 a colocou no leilao e foi arrematada pelo Haras Jacovas
    no Haras Jeribah ela produziu:
    First Melody AMW(Tallyen el Jamaal)
    First Symphony AMW (Tallyen el Jamaal)
    First Harmony AMW (Hylan)
    First Opera AMW (Hylan)

    ReplyDelete
  3. todas femeas , hoje infelizmente ,nao temos mais nenhuma descendente dela no haras..
    a Melody e a Opera morreram , a Symphony foi vendida a uma pessoa que nao tem interesse em registrar a Harmony esta no Haras Engenho e produz bem todo ano

    ReplyDelete