Sunday, April 17, 2011

Matrizes hoje : FAI Cartagena

FAI Cartagena ( *Bronzz X NG Madona [ Solare X Cenicienta])

Queria iniciar esta parte do blog apresentando uma de nossas éguas presente nesta retomada de nossa criação. Conseguir adquirí-la foi um sonho em vários níveis e é uma alegria plena tê-la em casa.
Seu nome é FAI Cartagena, seu pedigree tem um valor inestimável em termos históricos brasileiro e mundial, mas também em termos afetivos. Tanto o pai como a mãe de FAI Cartagena foram importadas por dois grandes amigos meus, Nick Lins e Carlos Tedesco. O pai de Cartagena é o campeão Nacional *Bronzz, filho por sua vez de Nariadni e Amber Silk, uma das mais extraordinárias éguas que eu tive o privilégio de conhecer , por sua vez filha do imortal Muscat. A mãe de Cartagena é NG Madona, neta de El Shaklan na super aristocrata brasileira  Cenicienta, mãe dentre outros dos campeões nacionais Alceni, Mega LM, L'Express e Orchidee, esses 3 últimos são 3/4 irmãos de Cartagena. Além disso Cartagena é uma egua belissima em estrutura nao devendo nada a seus irmãos mais ilustres. E para completar é uma matriz extraordinária e deixou uma bela progênie no Paraná. Para se ter uma idéia essa semana ela pariu um macho ( por Dream Chall) , que é de tamanha qualidade que nossa idéia é reservá-lo para o haras. Abaixo fotos do potro com 4 dias.



Monday, April 11, 2011

Veneza Rach


Veneza Rach



Muitos anos depois da aquisição das primeiras 10 éguas  no Brasil e mais as importações ( *Abu Kalita, Har Koniak, AF Lenda,  AF Alcione,  Shetana NA, Haryia NA, Bint Binni NA, Fannyia NA, *Ceska, *Tiaraaa, e mais as importações *DA Melody, *OKW Zholie, *Aleah e *Arianna ) , em 1994 se não estou equivocado,  começamos a contemplar a adição de mais algumas éguas. O *Edge estava em produção e mais um garanhão havia sido adquirido ( Kasinno, um filho negro de AAF Kaset  numa filha do Bask ).
Nessa época o Haras Ilha da Chapada estava fazendo uma venda particular num haras que eles arrendaram em São Paulo. Haviam algumas boas éguas, sendo que a melhor delas era a Veneza Rach. Ela era irmã inteira da campeã nacional júnior Vanity VF, filha de Gwydion e da matriarca LS Vareena.  Curiosamente a LS Vareena se transformou na principal família da criação dos Saliba, mas era uma das únicas éguas que não era puro polonesa do criatório deles.  Outros notáveis dessa família que surgiram posteriormente são eles :  Vivaldi Rach, Voltaire Rach, Veena Rach, Vanessa Rach, Vaal Rach e Venus Rach.
Troquei com os Saliba a Veneza Rach numa segunda filha do Bandos que eu tinha chamada Trushkawka ( Bandos X True Love por Bask). A Veneza veio prenhe do Aiciyng e pariu um macho. Isso aconteceu um ano antes de  no’s termos decidido liquidar o plantel, portanto depois  disso ela foi para o Haras TGS que arrendou a maioria das minhas éguas por dois anos, e depois as comprou.  A Veneza produziu uma fêmea maravilhosa para o TGS chamada Vienna Bey TGS que por sua vez produziu o Veektor Bey TGS ( por Vektor el Ludjin ) que foi reservado campeão nacional júnior e se tornou um garanhão no Centro Oeste.
A linhagem da Veneza se tornou tão importante que os Saliba compraram ela de volta e depois , já velha, ela foi comprada pelos donos do Veektor Bey TGS. 

Tuesday, April 5, 2011

Historias do Tio Vavau Aranha

Filha do Belfast ???

Essa eu recebi do amigo Francesco Carotti que trabalhou na fazenda do Dr. Aloysio Faria ( Haras Fortaleza ) por muitos anos. Essa e’ uma das historias que traduzem bem o Tio Vavau, que era um homem maravilhoso e generoso mas muito peculiar !!
Aqui vai, pelas palavras do Francesco:

“ Vamos lá ...o Dr. Aloysio havia importado algumas éguas SADLEBRED , essas éguas eram ótimas para passeio , andadura macia e elegante , pescoços compridos mas com as cabeças pouco refinadas é claro !! orelhas grandes e com o dorso-lombo mais longo do que os árabes , características da raça é claro né !! pois bem ....algumas semanas antes do leilão anual Dr. Oswaldo foi visitar o haras ciceroneando algum criador iniciante que não me lembro mais o nome , e uma dessa éguas estava sendo escovada por um tratador e Dr. Oswaldo estava apontando ao jovem pretenso futuro criador as características da égua como sendo uma polonesa pura !! destacando o comprimento do pescoço , o tamanho das orelhas etc...o jovem questionou a falta de refinamento da égua , prontamente Oswaldo Aranha do alto da sua pompa pontificou que os árabes de origem polonesa são assim mesmo , me chamou e perguntou se a égua era filha do Belfast , perguntei ...qual égua ? a que está amarrada na tua frente meu jovem ...mas Dr. Oswaldo , essa é uma égua sadlebred , não tem uma gota sequer de árabe ...meu jovem , não brinque comigo , ví de longe que é filha do Belfast , olhe o pescoço , o lombo , o posicionamneto das suas orelhas típicas dos poloneses ....depois de uns 15 minutos consegui convence-lo que não era uma potra que ia a leilão , e se ele se encaminhasse ao picadeiro eu apresentaria todos os animais do leilão , seus pais e mães ...e assim foi feito , o jovem que estava acompnhado por ele não mais o ví no no ambiente do cavalo árabe e Oswaldo Aranha continuou do mesmo jeito analisando e pontificando sempre ...
Coisas de Oswaldo Aranha que voce bem conhece .
Abraços
Francesco”