Tuesday, June 28, 2011

Kajora

Foto : Kajora e potra ao pé de Menes


Resolvi inaugurar esse segmento do blog com uma foto de uma das minhas éguas favoritas de todos os tempos, a Kajora. Irmã materna do meu garanhão *Edge, foi campeã Nacional Americana em 1983, se não me engano, e é mãe do notável Gazal al Shaqab.  
Essa foto aconteceu há 23 anos atrás ( na época eu achava que era ruim ser magro...) , na viagem em que compramos o *Edge na Aries Arabians, portanto antes do surgimento do Gazal. A Kajora estava com uma potra ao pé do Menes e prenhe dele mais uma vez. Antes de ser exportada para os Emirados Arabes ela ainda foi de propriedade do Paolo Gucci. 
A Kajora ainda produziu outra filha fenomenal chamada Negma al Shaqab que foi reservada campeã nacional americana ano passado e campeã no egyptian event. 
A Kajora foi sem dúvida uma das éguas mais bonitas que conheci. 

This is a picture of one of my favorite mares of all time, Kajora. It was taken 23 years ago at Aries Arabians.  
She had a filly by Menes at her side and was back in foal to him.
A maternal sister to my late stallion *Edge ( by Negatraz ) she was known as the 1983 US National Champion Mare and the mother of Gazal al Shaqab and Negma al Shaqab.
Kajora was also owned by Paolo Gucci before she went to the Emirates. 
She was unarguably one of the most beautiful arabian mares of all time.

Sunday, June 26, 2011

Lumiar Tenerezza



A Lumiar Tenerezza foi escolhida para representar a linhagem do Ali jamaal lá no haras. Sendo filha do Kiton Carol ela é portanto neta do Jamaal ( e do Bey Shah ). Originalmente havíamos comprado uma filha do Encore Ali chamada Camille K, que acabou morrendo depois de 3 anos sem jamais ter deixado nada no haras apesar do nosso grande esforço e sacrifício para emprenhá-la. Ela foi parar até no Jockey do Rio aonde o Ricardo Suma estava na época. Mas não houve meios. Assim, após a sua morte, ficamos mais uma vez sem esse sangue que tanto admiro. Numa de muitas visitas ao Haras Lumiar me deparei mais uma vez com a belíssima Lumiar Tenerezza, uma égua castanha fechada que além do refinamento típico do Jamaal, ainda possui uma movimentação e um pescoço excelentes. Sua linha baixa é maravilhosa, sua mãe é filha de Lumiar Amadeus numa filha de Ponomarev numa filha de Padron. Até onde eu sei o cruzamento entre Kiton e uma filha do Amadeus lá no Haras Lumiar só ocorreu uma vez e ela é portanto única não só em beleza como em pedigree.  Foi uma grande sorte conseguirmos ficar com ela.
Sua primeira cria no Haras é a bela Tapanka FB, neta de El Nabila, por Emyhr. Mais sobre ela em breve.
Estamos muito felizes com a  Tenerezza  e certamente temos planos de experimentá-la com várias linhagens diferentes, sei que ela pode dar certo de várias formas.

Wednesday, June 15, 2011

A biblioteca da ABCCA

Na foto : Os presidentes da ABCCA

Há uns dois meses atrás tive que ir a São Paulo e decidi, pela primeira vez em mais de 20 anos, dar um pulo na ABCCA e conhecer a biblioteca de lá. Se eu soubesse do tesouro que a querida Maria Helena Vidal guarda lá, entre livros antigos, catálogos de leilões e revistas nacionais e importadas, eu teria ido há muito mais tempo. Entre as preciosidades está o primeiro volume do Stud Book Brasileiro, com animais como a égua Airé que eu só ouvia falar em histórias muito antigas.  Os associados podem consultar todos os livros da biblioteca lá na sala de reuniões da Associação.
Recomendo a todos de darem uma passada lá. Com sorte encontrarão a Maria Helena lá na ABCCA que lhes ajudará a desvendar os registros do passado e presente da nossa raça.

Tuesday, June 7, 2011

Seminário no Haras Meia Lua


Na foto: A incomparável Jullye el Ludjin       

No sábado passado o Haras Meia Lua convidou os criadores para uma  jornada de seminários. Os palestrantes incluíam o Acácio (Franco) que é o braço direto da Lenita, o Luiz Rocco ( o braço esquerdo da Lenita, porque não dizer), o veterinário Dr. Claudio Araújo  e a própria Lenita. Foram abordados vários temas interessantes como linhagens, manejo de haras, pedigrees, transferência de embriões, exposições mas sobretudo foi uma ótima oportunidade para encontrar amigos. A começar pela anfitriã Lenita Perroy que recebeu a todos de forma muito afetuosa e presenteou a todos com seu conhecimento e suas opiniões, e possibilitou aos presentes elaborarem muitas perguntas a ela.  Ficou faltando uma longa salva de palmas para ela, ninguém puxou, pelo jeito devia ter sido eu...
É comovente assistir a uma pessoa que tem uma forma tão simples e direta de expressar suas idéias. Uma honestidade de discurso que sempre é consequência de um longo trabalho de dedicação e amor. Conheço a Lenita há mais de 20 anos. Ela ocupa um lugar especial nas minhas lembranças e no meu afeto, e sempre foi muito atenciosa comigo e com todos os amigos que levei comigo ao Haras Meia Lua, nas muitas visitas que fiz a ela no decorrer destes anos.
Outra amiga presente foi a Adélia Audi que falou um pouco sobre um de seus cavalos principais, El Shaklan.  Ter a Adelia e a Lenita juntas num mesmo recinto por si só bastaria para tornar o dia especial. 
Mas tiveram muito mais coisas especiais acontecendo. A principal delas foi ver o Ali Jamaal ser apresentado ao público do alto de seus 28 anos ainda portando uma majestade que só os extraordinários possuem. Foram apresentadas algumas de suas filhas e filhos, o principal sendo Ludjin el Jamaal, que aos 21 anos está mais bonito do que nunca.  Depois de Ludjin vieram seus filhos e filhas, com destaque especial para o belo Eman el Ludjin, filho da égua Elle Dorada e portanto neto da imortal Emigrantka. Perseus el Jamaal e sua progênie  também foram mostrados. Os criadores puderam ainda andar pelos pastos e ver as matrizes ao ar livre.
Ao final da tarde foram mostrados alguns animais à venda, todos eles de ótima qualidade e pedigrees extraordinários.
Foi uma tarde inesquecível  ao lado de Lenita, aliás, como todas as tardes que passei  até hoje lá no Haras Meia Lua .