Friday, December 31, 2010

Blueberry Bey FB e Feliz 2011 !!!

Na foto acima : Blueberry Bey FB na Rural de Palermo na Argentina
 
Gostaria de me despedir deste ano colocando uma foto de um dos meus maiores orgulhos como criador, a Blueberry Bey FB, uma filha do Shahllenger e Ballymoss ( que era filha da Tiaraaa ). Ela era muito bonita, ganhou algumas exposições e tinha um trote espetacular. Exportamos ela para a Argentina e agora ela está com a família Bulnes no Chile.
UM FELIZ ANO NOVO A TODOS , UM GRANDE ABRAÇO E ATÉ O ANO QUE VEM !!!!!!

This is an article about a great mare we breed, and one of my personal favorites, Blueberry Bey FB, by Shahllenger out of a daughter of our foundation mare Tiaraaa.

I wish you all a great new year and see you next year !!!!

Wednesday, December 29, 2010

O primeiro Salon du Cheval




Na foto acima : Imperial Imdal
Na mesma viagem que fomos ver as  benditas éguas espanholas em 1986, fomos a Paris assistir ao Salon du Cheval. Foi uma experiência inesquecível. O show tem uma plateia muito animada e os animais trotam durante muito mais tempo. Nessa época ainda não haviam os sheiks todos dos emirados árabes competindo, portanto a atmosfera era mais relaxada. A única pessoa dessa região que frequentava o show era a princesa de Marrocos e mesmo assim era só para entregar os prêmios. Achei os cavalos bem bonitos e adorei ter tido a oportunidade de poder assistir a este show ( tive a sorte de voltar duas vezes uma vez o Hadidi ganhou e na outra o Piruet, mas as éguas eu não lembro, em nenhuma das três vezes) . O campeão cavalo neste ano foi o belíssimo Imperial Imdal, na minha opinião o melhor puro egípcio da geração dele.  Havia um outro egípcio da Imperial chamado Imperial Im Tariff um alazão muito bonito quer foi top ten nessa categoria.  A campeã júnior fêmea era da Imperial também, se chamava Imperial Phanillah, e foi vendida para o Al Shaquab, alguns anos depois.  Se alguém se lembrar de quem foi campeão júnior macho e reservado, campeã égua e os reservados cavalo e júnior fêmea  nesse show de 1986 por favor me avisem, eu estou tentando lembrar ha três dias mas não consigo. 

This article is about the first time I went to the Salon du Cheval with my father in 1986. The champion stalliom at the show was Imperial Imdal, an amazing horse. 

Monday, December 27, 2010

*Ceska e Bint Lyphard HCF




Na foto acima : * Ceska
Passou algum tempo ate’ comprarmos de novo em um leilão. E desta vez foi no leilão do Haras Capim Fino e convidados, se não me engano foi em 1988. O leilão foi no próprio haras, ao contrario da maioria dos leiloes que eram em São Paulo, muitos dos quais no Palace. Foi nesse leilao que o LH Garcia foi oficialmente apresentado aos criadores brasileiros .Haviam bons animais neste leilão,  a principal sendo a An Gazala CH , uma linda filha do Sahibi e da Regab, que mais tarde se tornaria uma aristocrata brasileira ( mãe da Yankee Flower, entre outros) .  Eu estava de olho na Ceska, uma filha do Bask Classix que já havia sido vendida ha’ alguns anos antes,  naquele leilão que meu pai queria comprar as filhas do Bahjat e acabou com dois filhos do Serenity Mashalla.  Outra égua que eu gostava muito era a Bint Lyphard HCF. O interessante e' que ela era filha de dois animais que sagraram-se campões nacionais no mesmo ano, Lyphard e An Brosia.  A An Brosia era filha do An Malik.  

 
Na foto acima : *An Brosia
A Bint Lyphard era muito alta e refinada, mas era dificil de pegar estado.  Tive sorte que meu pai se animou para ir nesse leilão e acabou comprando as duas. Infelizmente, não consegui tirar nenhuma fêmea delas. Me foi dito depois do leilão que a Ceska tinha problemas reprodutivos mas ela pariu duas vezes para mim, dois machos. A Bint Lyphard pariu quatro machos de quatro garanhões diferentes. Depois ela pariu duas fêmeas para a Georginho Naoum do haras TGS, duas belas filhas do Shahllenger, uma das quais e' a bela Bey Shahdreena TGS que acho que ainda esta’ lá’. A Ceska foi para o excelente Haras Carol.  

This is an article about the purchase of two other mares in 1988, *Ceska and Bint Lyphard HCF. *Ceska was an imported Bask Classix daughter and Bint Lyphard's parents ( Lyphard and An Brosia by An Malik) both were named national champions in Brazil in the same year. Both mares only produced colts for us,  six  in total.

Saturday, December 25, 2010

O episodio das éguas espanholas

Na foto acima : Galero

Me lembrei hoje de um episodio que aconteceu mais ou menos entre 1986 e 1987.  Foi a nossa primeira e desastrosa tentativa de importar animais de fora do Brasil.
A convite do Tio Vavau ( ele mais uma vez ), fomos a Sevilha conhecer a tropa do casal David e Molly Stanley do Sitting Rock Spanish arabians, que tinham uma fazenda em San Jose na Califórnia e uma fazenda na Espanha.  Nessa época eu já sabia que as referencias principais na Espanha eram os garanhões Jacio, Garbo e Galero e que portanto se fossemos comprar alguma coisa na Espanha o melhor seria se fossem filhas de um desses garanhões. 

Na foto acima : Jacio
Chegamos lá  e o vimos um monte de netas desses cavalos mas apenas uma filha de Garbo, que já’ tinha mais de 15 anos e portanto não podia ser importada ( era uma das restrições da época ). Os Stanley tinham um filho de Jacio chamado Gebel Tarik, um filho de Galero chamado Negal e nos EUA um filho bem famoso do Garbo chamado Padre ( que nos foi oferecido alguns anos depois também ).  Eles eram realmente uma autoridade em pedigrees espanhóis e conheciam todos os criadores de lá . Eu na verdade só gostei mesmo da filha do Garbo, mas meu pai por sugestão do Tio Vavao, acabou comprando 5 filhas dos garanhões deles. Para nosso azar alguns meses depois da compra e da entrada do documentos na Secex, uma peste africana foi detectada na Espanha, fato que fez com que as fronteiras do pais fossem fechadas e que nenhum animal pudesse sair de lá. 
Na foto acima : Garbo
 Conclusão : depois de 2 anos de espera e tentativas, as cinco éguas nunca puderam sair da Espanha e provavelmente foram vendidas a preço de banana por lá mesmo. E essa foi a primeira experiência do Haras Resgate com importação de cavalos.

This is an article about our first attempt to import a group of mares from a foreign country. They were from Spain back in 1986/87 but due to an African sickness the Spanish borders were closed and these mares never made it to Brazil. 

Friday, December 24, 2010

O dia que o Ibn Bandos quase foi nosso

Na foto acima : Ibn Bandos ( Bandos X Piewica )



Mais ou menos na mesma época que meu pai comprou as éguas da Santa Gertrudes,  ele foi convidado para ir a um outro leilão: a liquidação de plantel do Haras Império. Nunca havia escutado falar muito deste haras mas sabia que eles eram os donos do Ibn Bandos que era famoso por sua beleza e pedigree ( apesar de se dizer, na época, que sua produção não se equiparava em qualidade a ele). E a grande atração era que o próprio  Ibn Bandos também seria vendido nesta ocasião .  Meu pai então foi para o leilão acompanhado mais uma vez do nosso querido Tio Vavau e do “Seu” Correia, um senhor português que também havia começado o seu Haras Correias recentemente e que estava procurando mais éguas ( o “Seu” Correia criou, entre outros, a Terta Real, mãe de vários campeões como Alihana el Jamaal, Alathea el Jamaal e Arkane el Jamaal).  Eu mais uma vez fui deixado de fora da caravana ( só soube da historia toda depois do ocorrido). Bem, meu pai e o “seu” Correia juntos, para quem teve a chance de conhece-los, era no mínimo uma combinação explosiva , sobretudo quando o assunto era dar lance em leilões.  Pois começa o leilão, e o lote 1 e’ nada mais nada menos que o Ibn Bandos. Os dois então  começam a dar lances no cavalo, que já’ estava a um preço estratosférico ( a ponto do próprio Tio Vavau pedir para os dois pararem) quando se dão conta que o dono também estava dando lances de defesa  ja’ havia alguns minutos ( assim me foi contado). Foi então que decidiram parar de dar lances, o que causou um clima horrível no leilão pois o ultimo lance acabou sendo do próprio dono do cavalo.
 Passado algum tempo, o Ibn Bandos acabou sagrando-se campeão nacional cavalo , e produziu bons animais para o seu dono seguinte , o Waldemar Neme, portanto acho que no final todos acabaram ganhando. O Haras Resgate acabou recebendo uma filha dele chamada Hebe do Top, uma égua alazã alta que infelizmente não produziu bem pra’  gente,  cuja mãe Luxita tinha um sangue estranhíssimo porque era importada de Portugal e o pedigree era meio desconhecido indo parar em Crabett Park, como quase tudo que a gente não conhece bem a origem alias...  
Alguns anos mais tarde eu conseguiria realizar o sonho de ter duas filhas do Bandos, mas isso fica para uma outra vez.

This is a story about the day ( back in the early 80's ) when my father and his friend Correia almost bought the stallion Ibn Bandos, who was very famous back then and who later became Brazilian National Champion Stallion. For full translation please e-mail me with a request.

Thursday, December 23, 2010

AF Lenda

Na foto: AF Vasco, o filho mais conhecido de AF Lenda

 


Tivemos duas eguas criadas pelo Haras Fortaleza na historia do haras. Uma delas foi a AF Alcione, filha do Nastok, que era nossa e de mais dois socios. A segunda e mais importante foi a AF Lenda. Compramos ela no mesmo leilao que a JT Amazon foi vendida (JT Amazon era mae da AF Donana, que e' mae do Don el Chall. A Donana alias tambem e' neta da AF Lenda). 
Compramos a AF Lenda quando ela ja' era relativamente velha ( 15 anos que para a epoca ja' era uma idade avancada). Ela veio prenhe do Sahibi, o qual eu admirava muito, e pariu uma femea que talvez foi a cabeca mais bonita a nascer no haras, se chamava Allaura FB, mas infelizmente ela se perdeu entre outros cavalos que por um motivo ou outro tiveram que ir embora do haras. 
A AF Lenda alem de ser mae do famoso AF Vasco, era filha da Jureyn, uma filha de Fadjur e uma das eguas base do Dr. Aloysio Faria. Outras filhas importantes que ela produziu foram a AF Delenda ( por AF Tabask ) que  foi para o Haras Jeriba e AF Shasta ( por Serenity Mashalla)  . AF Regente tambem era seu filho.  Confesso que na epoca que meu pai a comprou ( por recomendacao do Tio Vavau Aranha, e' claro ), eu nao me dei conta da importancia dela na criacao brasileira , sobretudo porque nao conhecia bem a linhagem do pai dela, Nizzaab, e quando fomos ao leilao eu queria mesmo era a JT Amazon, que acabou indo para o Haras Esperanca. Vivendo e aprendendo... estava com uma joia rara em casa e nao me dei conta a tempo... mesmo assim a Lenda ainda produziu dois machos com o meu garanhao Edge, um dos quais foi reservado campeao junior em Resende ( Elsygnor FB ) . 
Alem disso tudo ela era uma fabulosa egua de montaria e eu gostava muito de sair com ela em trilhas.


This is an article about AF Lenda a daughter of the great Jureyn ( by Fadjur)  , who is the mother of the great AF Vasco and the grandmother of Don el Chall.  For the entire translation please e- mail me a request.