Friday, December 24, 2010

O dia que o Ibn Bandos quase foi nosso

Na foto acima : Ibn Bandos ( Bandos X Piewica )



Mais ou menos na mesma época que meu pai comprou as éguas da Santa Gertrudes,  ele foi convidado para ir a um outro leilão: a liquidação de plantel do Haras Império. Nunca havia escutado falar muito deste haras mas sabia que eles eram os donos do Ibn Bandos que era famoso por sua beleza e pedigree ( apesar de se dizer, na época, que sua produção não se equiparava em qualidade a ele). E a grande atração era que o próprio  Ibn Bandos também seria vendido nesta ocasião .  Meu pai então foi para o leilão acompanhado mais uma vez do nosso querido Tio Vavau e do “Seu” Correia, um senhor português que também havia começado o seu Haras Correias recentemente e que estava procurando mais éguas ( o “Seu” Correia criou, entre outros, a Terta Real, mãe de vários campeões como Alihana el Jamaal, Alathea el Jamaal e Arkane el Jamaal).  Eu mais uma vez fui deixado de fora da caravana ( só soube da historia toda depois do ocorrido). Bem, meu pai e o “seu” Correia juntos, para quem teve a chance de conhece-los, era no mínimo uma combinação explosiva , sobretudo quando o assunto era dar lance em leilões.  Pois começa o leilão, e o lote 1 e’ nada mais nada menos que o Ibn Bandos. Os dois então  começam a dar lances no cavalo, que já’ estava a um preço estratosférico ( a ponto do próprio Tio Vavau pedir para os dois pararem) quando se dão conta que o dono também estava dando lances de defesa  ja’ havia alguns minutos ( assim me foi contado). Foi então que decidiram parar de dar lances, o que causou um clima horrível no leilão pois o ultimo lance acabou sendo do próprio dono do cavalo.
 Passado algum tempo, o Ibn Bandos acabou sagrando-se campeão nacional cavalo , e produziu bons animais para o seu dono seguinte , o Waldemar Neme, portanto acho que no final todos acabaram ganhando. O Haras Resgate acabou recebendo uma filha dele chamada Hebe do Top, uma égua alazã alta que infelizmente não produziu bem pra’  gente,  cuja mãe Luxita tinha um sangue estranhíssimo porque era importada de Portugal e o pedigree era meio desconhecido indo parar em Crabett Park, como quase tudo que a gente não conhece bem a origem alias...  
Alguns anos mais tarde eu conseguiria realizar o sonho de ter duas filhas do Bandos, mas isso fica para uma outra vez.

This is a story about the day ( back in the early 80's ) when my father and his friend Correia almost bought the stallion Ibn Bandos, who was very famous back then and who later became Brazilian National Champion Stallion. For full translation please e-mail me with a request.

No comments:

Post a Comment