Saturday, December 25, 2010

O episodio das éguas espanholas

Na foto acima : Galero

Me lembrei hoje de um episodio que aconteceu mais ou menos entre 1986 e 1987.  Foi a nossa primeira e desastrosa tentativa de importar animais de fora do Brasil.
A convite do Tio Vavau ( ele mais uma vez ), fomos a Sevilha conhecer a tropa do casal David e Molly Stanley do Sitting Rock Spanish arabians, que tinham uma fazenda em San Jose na Califórnia e uma fazenda na Espanha.  Nessa época eu já sabia que as referencias principais na Espanha eram os garanhões Jacio, Garbo e Galero e que portanto se fossemos comprar alguma coisa na Espanha o melhor seria se fossem filhas de um desses garanhões. 

Na foto acima : Jacio
Chegamos lá  e o vimos um monte de netas desses cavalos mas apenas uma filha de Garbo, que já’ tinha mais de 15 anos e portanto não podia ser importada ( era uma das restrições da época ). Os Stanley tinham um filho de Jacio chamado Gebel Tarik, um filho de Galero chamado Negal e nos EUA um filho bem famoso do Garbo chamado Padre ( que nos foi oferecido alguns anos depois também ).  Eles eram realmente uma autoridade em pedigrees espanhóis e conheciam todos os criadores de lá . Eu na verdade só gostei mesmo da filha do Garbo, mas meu pai por sugestão do Tio Vavao, acabou comprando 5 filhas dos garanhões deles. Para nosso azar alguns meses depois da compra e da entrada do documentos na Secex, uma peste africana foi detectada na Espanha, fato que fez com que as fronteiras do pais fossem fechadas e que nenhum animal pudesse sair de lá. 
Na foto acima : Garbo
 Conclusão : depois de 2 anos de espera e tentativas, as cinco éguas nunca puderam sair da Espanha e provavelmente foram vendidas a preço de banana por lá mesmo. E essa foi a primeira experiência do Haras Resgate com importação de cavalos.

This is an article about our first attempt to import a group of mares from a foreign country. They were from Spain back in 1986/87 but due to an African sickness the Spanish borders were closed and these mares never made it to Brazil. 

No comments:

Post a Comment